quinta-feira, 17 de junho de 2010

Trem de Istambul - Graham Greene


Esse foi um dos livros que peguei da Biblioteca da Faculdade para minhas leituras de férias, a princípio, achei que o livro não era lá grandes coisas.
E em partes eu até estava certa, que me perdoem quem é fã do autor.

O livro é dividido em cinco partes: Ostende, Colônia, Viena, Subotica e Constantinopla.
A narrativa é bem contínua, e só dá uma pausa de uma parte para outra.
Por mais legal que seja esse detalhe, porque te prende a ler até o fôlego acabar, é muito ruim na narrativa desse autor (nunca li outro livro dele), porque eu simplesmente me perco nas falas, ele não identifica corretamente um trecho do outro quando troca a cena e os personagens, então deixa a coisa meio a "acompanhe se puder", tive de reler uns três trechos para entender que tinha trocado de personagens a cena, e é importante isso pois em uma parte ele simplesmente faz isso o tempo todo, pulando de um lugar a outro.

As personagens são comuns, o que dá idéia de uma visão bem realista deles e o que me deixou frustrada, pois além de realista foi também imprevisível, demais na minha opinião, o casal que se desenvolve durante a história toda é simplesmente apagado nas últimas páginas, e é bem nas últimas mesmo, do tipo, não deu, fim.
O tempo que se passa também é bem característico e descritivo (o que gostei bastante). O cenário é o trem e algumas estações em que este para, consegui sentir o ambiente fechado do trem, e também o frio.

Em geral, quem gosta desse tipo de história improvável vai gostar, eu não gostei muito, não achei perda de tempo, mas poderia passar sem ele tranquilamente.

=)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários: